Sistemas circulatórios abertos: a hemolinfa abandona os vasos sanguíneos, ocupando o hemocélio.
Sistemas circulatórios fechados: o liquido circulante designa-se sangue e, em condições normais, nunca abandona os vasos sanguíneos. As trocas de substâncias realizam-se entre o sangue dos capilares e a linfa que envolve as células – linfa intersticial. O sangue fornece oxigénio e nutrientes e recebe produtos resultantes do metabolismo celular.
Nos sistemas circulatórios abertos, a hemolinfa tem uma velocidade de circulação menor. Contudo em animais mais complexos e com taxas metabólicas mais elevadas, há necessidade de fornecer com maior rapidez, oxigénio e nutrientes e, por outro lado, remover os produtos tóxicos resultantes do metabolismo. Esta situação e conseguida pelos sistemas circulatórios fechados.
Tipos de circulação
Os sistemas circulatórios fechados podem ser organizados de forma que a circulação seja simples ou dupla, podendo, neste ultimo caso, considerar-se completa ou incompleta.
Circulação simples – o sangue só passa uma vez pelo coração em cada circulação
Circulação dupla – o sangue passa duas vezes pelo coração em cada circulação, efectuando assim dois trajectos diferentes, permitindo assim que o sangue circule com maior pressão existindo assim um fluxo mais vigoroso de sangue a atingir os tecidos dos diferentes órgãos. Assim podemos compreender dois tipos de circulação: sistémica e pulmonar.
Circulação completa – Não há mistura de sangue venoso com sangue arterial, ao nível do coração (aves e mamíferos).
Circulação incompleta – Há mistura parcial de sangue venoso com sangue arterial, ao nível do ventrículo (Anfíbios).
3 comentários:
Obrigado por publicar esta matéria. Ajuda-me muito nos meus resumos. Obrigado
Bem, a verdade é que eu não sabia que essas coisas sempre bom aprender um pouco sobre os animais, espero que você pode comprá-los de Tubline
Eu godto muito dos conteúdos de biologia
Enviar um comentário